sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Era uma vez...o Tim Burton no museu

Exposição no MoMA de Nova Iorque receberá, a partir de 22 de Novembro, mais de 700 peças da colecção do realizador, incluindo desenhos, bonecos e pinturas mas também "storyboards" dos seus filmes


Que Tim Burton era mais do que um simples cineasta já sabíamos, por exemplo, desde o seu livro "A Morte Melancólica do Rapaz Ostra e Outras Histórias". Mas o realizador de "Eduardo Mãos-de-Tesoura" e "Sweeney Todd" acaba de ser elevado a artista plástico com o anúncio de uma exposição que lhe será dedicada pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), que receberá, a partir de 22 de Novembro, mais de 700 peças da colecção do realizador, incluindo desenhos, bonecos e pinturas mas também "storyboards" e ilustrações criadas como "blocos de notas visuais" para a concepção dos seus filmes.
"É-me mais fácil raciocinar visualmente do que verbalmente," explicou o cineasta à "Variety" para justificar a acumulação de material que será exibido na exposição, abrangendo coisas que remontam à sua infância e do qual o próprio Burton já não se lembrava. "Tenho tantos desenhos que nunca os revejo - limito-me a fazê-los."
A exposição inclui muito material nunca visto que Burton criou enquanto foi animador contratado dos estúdios Disney em início dos anos 1980, e é acompanhada por uma retrospectiva integral da sua obra filmada, incluindo as suas primeiras curtas amadoras, e por uma temporada de filmes que lhe serviram de inspiração ou influência - casos do "Frankenstein" de 1931, dirigido por James Whale, ou da versão de Roger Corman do conto de Edgar Allen Poe "O Fosso e o Pêndulo".
Burton sente-se pouco à vontade com o grau de exposição que a mostra vai trazer a um trabalho até agora pouco conhecido e muito pessoal. "Um filme já é mau, mas isto é muito pior. Acho que é uma honra, mas deixa-me muito nervoso", disse. A exposição decorre até 26 de Abril de 2010, terminando logo após a estreia, em Março, da sua adaptação de "Alice no País das Maravilhas" de Lewis Carroll, com um elenco que inclui Johnny Depp, Anne Hathaway, Stephen Fry, Christopher Lee e Michael Sheen.
Fonte : público.pt

Sonic Youth em grande em 2010

... então faz favor de vir a Portugal...já temos saudades vossas

"Vários projectos em simultâneo, como uma banda sonora para um filme francês, um DVD e um novo álbum.
Os Sonic Youth vão ter um 2010 em grande: são vários projectos em simultâneo, como uma banda sonora para um filme francês, um DVD e um novo álbum.
O álbum será o 17º da banda, que está quase a festejar o 30.º aniversário (o primeiro álbum saiu em 1981), contou à BBC Lee Ranaldo, vocalista e guitarrista dos Sonic Youth: "Em princípio, vamos voltar ao estúdio no próximo ano."
Antes do novo album os Sonic Youth estarão a trabalhar na banda sonora de um "teen movie" francês. Apesar de não revelar nomes, Ranaldo admite estar muito entusiasmado com este projecto: "Encontrámo-nos com o realizador em Paris e gostámos do que vimos." Um DVD será igualmente lançado em breve com as gravações ao vivo da mítica digressão de "Daydream Nation". O DVD incluirá também filmagens de arquivo de gravações históricas, algumas datadas de 1988. "Estamos a fazer uma grande limpeza aos nossos arquivos. Temos uma enorme quantidade de documentos de som e vídeo no nosso estúdio em Hoboken. Contratámos uma pessoa para organizar todos os arquivos e fazer uma base de dados. Em breve, vamos começar a digitalizar algumas cópias, porque muitas têm agora 30 anos." Com tantos arquivos, talvez os novos projectos da banda não fiquem por aqui." Fonte publico.pt

Guimarães aposta nas indústrias criativas

Guimarães aposta nas indústrias criativas para a Capital da Cultura

Guimarães aposta na renovação da economia regional através das indústrias criativas e da regeneração urbana é o principal eixo do desenvolvimento da Capital Europeia da Cultura (CEC) de 2012. A Fundação Cidade de Guimarães (FCG), entidade que lidera o projecto, apresenta esta tarde o Plano Estratégico para aquela iniciativa.
Para saber mais...
http://publico.pt/Cultura/guimaraes-aposta-nas-industrias-criativas-para-a-capital-da-cultura_1414512

A ver vamos...

Fonte público.pt